Os Defensores da Cidade da Cultura

Escreve Antón Reixa um atrapalhado artigo no EL PAIS sobre os detractores da dita Cidade da Cultura (a.k.a. Monte Gaiás). Como desta volta Reixa não malhou no reintegracionismo, aproveitou para o redigir em espanhol (talvez para evitar disfuncionalidades ortográficas ou atavismos).

Digo que é atrapalhado porque começa com que o mausoléu cultural post-fraguiano é um “acto despótico y megalómano, enfermo genéticamente de exageración e hipertrofia”, porém conclui que, bom, o dano já está feito, tás a ver, o que é que imos fazer agora? Pois apoiar “patrioticamente” a Conselharia/o governo, não importa a estupidez de cada decisão, e os seus saraus culturetas na procura da utilidade da Inutilidade. Pena que essas “indicações” dos agentes culturais foram triviais e elementares e que ainda não deram nem um só motivo para a esperança.

Bem, motivo, motivo, há um que é a fé. E que tanto dinheiro e tantas cacholas juntas dêem com a quadratura do círculo para roubarmos visitantes ao Pompidou ou o Guggenheim noviorquino (ha, ha). Mas isto é já acreditarmos nos milagres, não importa a publicidade governamental (assessorada ou não) que nunca vão iludir a gente com pirâmides megalómanas numa época de tecnologias virtuais e portáteis. O pessoal não é parvo e distingue, muito melhor do que qualquer Conselharia de orçamento milionário, entre as infraestruturas necessárias e as prescindíveis.

A película Tirante El Blanco (sic) custou 14 milhões de euros e no entanto, foi um fracasso; na bilheteira apenas apanhou 1,5 milhões de euros (botem contas do negócio) e foi nomeada a um prémio à pior película espanhola do ano. Os produtores perderiam o tempo se quiserem explicar ao público que os detractores do filme são patéticos porque “já gastámos muito dinheiro” ou “consultámos a muitos historiadores, escritores e agentes culturais”. Não se pode diminuir a desfeita com escusas deste género. Os detractores de ACDC com certeza foram bem ganhos.

Anúncios

Publicar um Comentário

Required fields are marked *
*
*

%d bloggers like this: